05/08/2016

“Minas de Murçós – As estórias das suas gentes”

No próximo dia 13 de agosto junte-se ao Geopark Terras de Cavaleiros e assista à apresentação do documentário “Minas de Murçós – As estórias das suas gentes”, em Murçós, no edifício da antiga Escola Primária.

Este projeto, desenvolvido pela Associação Geoparque Terras de Cavaleiros em parceria com a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro e a União de Freguesias de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo de Mourisco, nasceu da aspiração de uma reversão das perdas das memórias e experiências dos ex-mimeiros do Complexo Mineiro de Murçós, procurando, assim, preservar um património de incomensurável valor.

O Complexo Mineiro de Murçós ainda “fala” sobre os tempos em que fora fonte de riqueza e felicidade, tempo em que acolhera mais de 500 trabalhadores. Depois do período de grande laboração por altura da Guerra Colonial, com o 25 de Abril e o fim da guerra, as minas seriam encerradas.

“Como foi? Como viviam? O que sentiam? O que mudou?” São estas as histórias e as estórias narradas, neste documentário, pelas gentes que ainda sentem aquilo que um dia “lá” viveram.

Copyright 2017 - Geoparque Terras de Cavaleiros